Post checklist :
✓ Grátis
✓ Passo a Passo
✓ Detalhado mas beginner-friendly
Qualquer negócio online, seja um blog, um site ou uma loja virtual, necessita de um domínio registado. O processo de registo e compra de um domínio é, hoje em dia, bastante simples.
Este artigo partilha alguma informação importante sobre o assunto.
O que é um Domínio?
Vamos começar pelo endereço IP - Internet Protocol.
Todos os sites na Internet têm um IP associado que indica a sua localização, como se fossem coordenadas GPS. Um IP é um conjunto de algarismos, e é representado da seguinte maneira :
212.26.62.212
Se a única maneira de aceder a um site fosse através do IP, então teríamos de ter uma grande memória! Ou manter uma espécie de lista telefónica, mas para guardar o nome do site e o seu IP.
É aqui que os domínios facilitam essa tarefa.
O DNS (Domain Name System) traduz os endereços de IP para nomes que são mais fáceis de memorizar e lembrar. Esses nomes são os "nomes de domínio".
Quando um utilizador tenta aceder a um domínio através do seu browser, o tráfego é enviado para o servidor de DNS, que traduz o nome de domínio para um endreço IP. De seguida, o conteúdo do site é enviado de volta para o browser do utilizador, o que acontecer numa questão de segundos.
Um exemplo de um domínio é o deste site : ecommpt.com
Domínios Top-Level
Domínios Top-Level são extensões que são adicionadas ao domínio principal. Os mais populares são :
.com - extensão genérica usada para sites de empresas e negócios.
.net
.org - extensão geralmente usada por organizações sem fins lucrativos.
.edu - extensão usada por instituições educativas.
.gov - extensão usada por instituições do governo.
.pt - extensão genérica para sites portugueses.
O domínio top-level "pt" é específico para sites portugueses, mas isso não significa que não podemos adquirir um dos outros. Na minha opinião, para empresas e projectos portugueses, o que faz mais sentido é registar um domínio ".com" ou ".pt".
Um dos factores a ter em consideração na decisão de que domínio registar, é o custo do mesmo, pois os valores vão ser diferentes dependendo de qual escolhermos.
Quanto Custa um Domínio?
A opção mais comum é comprar e registar o domínio por um período de 1, 3 ou 5 anos. A entidade através da qual foi feito o registo deverá entrar em contacto e alertar para a necessidade de renovação do mesmo.
É possível combinar um pacote de hosting com a compra do domínio, e esta modalidade é oferecida pela grande generalidade dos fornecedores de plataformas de hosting e de E-commerce, com o domínio muitas vezes a ser gratuito.
Como exemplo, um domínio terminado em .com pode ser registado por um valor anual entre os 10-15€, ou oferecido por fornecedores de hosting em pacotes com um valor mensal de 5€ ou até menos.
Extras importantes a ter em conta são a protecção de privacidade e o certificado SSL, de modo a que o site seja verificado e tráfego encriptado.
Como Escolher um Domínio?
A escolha do domínio é um dos primeiros passos necessários e é crucial na criação de uma marca e da sua presença virtual. No entanto, pode ser um passo bastante desafiador.
Dicas para criar um domínio :
Não usar nomes genéricos.
Escolher uma extensão apropriada tendo em conta o tipo de negócio.
Ter em atenção o comprimento do domínio, evitar nomes muito grandes.
Torná-lo memorável e catchy.
Evitar números e hífenes.
Verificar violações de direitos de autor e conflitos de branding.
Como comprar e registar um Domínio?
A compra e registo de um domínio podem ser feitas através de um registo de domínios,de um fornecedor de hosting ou de plataforma E-commerce.
Se optarmos pela primeira opção, podemos usar serviços reputados, como por exemplo :
Neste caso, o serviço de hosting é adquirido à parte, e é necessário efectuar a integração/ligação ao domínio que comprámos separadamente.
Caso optemos por adquirir um pacote de hosting ou plataforma E-commerce com um domínio associado, o processo é bastante mais simples.
Exemplifico de seguida como o fazer na plataforma Wix.
No Menu Wix, aceder a Settings e de seguida Manage Domain - Buy a Domain.
Inserir o nome de domínio desejado, e de seguida a extensão.
O Wix verifica se o mesmo está disponível.
Escolher a duração do período. Quanto maior é a duração, maior é o desconto aplicado.
De seguida, preencher os dados pessoais ou da empresa, e proceder ao pagamento.
O Wix envia um email de confirmação e recibo da compra. Podemos desde logo associar o domínio ao nosso site - que inicialmente no pacote grátis tem o formato : accountname.wixsite.com/siteaddress, e será neste caso substituído pelo nome de domínio que adquirimos :
O nosso site estará então disponível através do domínio associado nas próximas horas!
Os passos acima descritos são praticamente idênticos em qualquer outro fornecedor de hosting ou plataforma de E-commerce.
Se este artigo foi útil, não te esqueças de o partilhar :)
Obrigado,
Pedro
Obrigada, Pedro! Podia me dizer, sff, se 1 website pode ter 2 domínios para facilitar a procura no Google? Tipo www.mybusiness.pt e www.mybusiness.com ao mesmo tempo? Isso faz sentido? Obrigada!